A Família Vicentina é formada por instituições voltadas a fazer o bem ao próximo, que foram criadas ou inspiradas no patrono de todas as obras de caridade, São Vicente de Paulo. Existem no mundo centenas delas, mas a primeira foi fundada há 400 anos.

É a Associação Internacional de Caridades (AIC), tendo como criador o próprio Vicente de Paulo, que ao ver a situação de miséria de uma família francesa, reuniu um grupo de mulheres ricas para ajudá-la. Esse fato aconteceu no dia 20 de agosto de 1617. E é por causa do aniversário de 400 anos da AIC, que teve inicio na última sexta-feira e segue até quinta-feira dia 22, o Encontro Nacional da Família Vicentina, em Salvador.

O evento reúne 11 ramos que atuam no Brasil e em outros países e ocorre no Centro de Treinamento de Líderes, da Arquidiocese de Salvador.

Entre os palestrantes está o padre Aarón Gutierrez Nava, representante do superior geral da Congregação da Missão, Thomaz Mavric, e responsável pela Família Vicentina Internacional e o padre Joseph Agostino, responsável pelo escritório da Família Vicentina Internacional, sediado na Filadélfia. Ele deve apresentar um panorama da atuação da Família Vicentina pelo mundo.

Um grupo de Caicó compôsto por Fátima Leal, presidente regional da AIC, Maria da Conceição Rodrigues de Oliveira, presidente do grupo Luisa de Marillac, Maria Alves voluntária da AIC e a Irmã Elcina do Abrigo Dispensário Pedro Gurgel participam do evento.


Tags: , ,